Matrícula – Admitidos por Transferências e Retornos

A matrícula dos candidatos admitidos por Edital de Transferências e Retornos, diferentemente da matrícula dos calouros aprovados pelo Vestibular e pelo SISU, que é automática, é realizada pelos próprios estudantes admitidos por essa modalidade de ingresso.

Os  procedimentos e datas são os mesmos aplicados à renovação de matrícula dos veteranos. A matrícula dos ingressantes pelo Edital de Transferências e Retornos é composta, então, de 3 etapas, cujas datas para realização estão definidas no Calendário Acadêmico.

Na primeira etapa, o estudante precisa acessar o sistema CAGR no período estipulado pelo Calendário e solicitar as disciplinas e as turmas nas quais deseja se matricular. Nesse link, você encontra um passo-a-passo para realizar a matrícula no CAGR.  O resultado da primeira etapa também estará disponível no sistema, na data estabelecida pelo Calendário.

Cientes do resultado da primeira etapa, os estudantes podem, se desejarem, realizar a segunda etapa de matrícula, que se destina a alterações na grade de horários obtida na primeira etapa (isto é, destina-se àqueles que desejam excluir/incluir disciplinas e realizar trocas de turma). A segunda etapa também é feita pelo sistema CAGR, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico, e o seu resultado também estará disponível no mesmo sistema, na data estipulada no Calendário.

Por fim, a terceira e última etapa, denominada Ajuste Excepcional de Matrículatambém se destina aos que desejam alterar a sua grade de horários, a partir da ciência do resultado da segunda etapa de matrícula. Ela é realizada na data estipulada pelo Calendário Acadêmico, de acordo com os procedimentos estipulados pela Secretaria Acadêmica, que são amplamente divulgados antes do início da referida etapa de matrícula. O resultado da terceira etapa também está disponível para consulta no CAGR.

Frise-se que distribuição das vagas das turmas entre os alunos obedecerá ao disposto no art. 42 da Resolução nº 17/CUn/97.