Trancamento de Matrícula

De acordo com o Art. 58, da Resolução 17/CUn/97 transcrito abaixo:

——————————————————————————————

Seção V – Do Trancamento de Matrícula

Art. 58 – O aluno poderá interromper seus estudos, através de solicitação de trancamento de matrícula, junto à secretaria do Colegiado do Curso, desde que solicitado até 45 (quarenta e cinco) dias corridos do início do período letivo, mediante apresentação de quitação de débitos com a Biblioteca e o Restaurante Universitário.

    § 1º – O período máximo de trancamento de matrícula no curso é de 4 (quatro) semestres.
    § 2º – É vedado o trancamento de matrícula no semestre de ingresso ou reingresso nos Cursos de Graduação.
    § 3º – Os períodos de trancamento de matrícula não serão computados para efeito de contagem do tempo de integralização curricular.

——————————————————————————————

Para efetuar o pedido de Trancamento, o aluno deverá encaminhar à Secretaria Acadêmica por e-mail:

  1. Formulário (disponível aqui), preenchido e assinado digitalmente (obs.: o passo a passo para providenciar a sua assinatura digital você encontra neste link);
  2. Declaração Negativa de débitos com a Biblioteca Universitária (pode ser solicitada por e-mail para bsjoi@contato.ufsc.br);
  3. Declaração Negativa de débitos com Restaurante Universitário (pode ser solicitada por e-mail para katia.ribeiro@ufsc.br).

Atenção!

Excepcionalmente, o trancamento de matrícula durante o semestre 2020.1 poderá ser realizado ainda que o estudante esteja  no semestre de ingresso, em conformidade com a Resolução  Normativa º 140/2020/CUn, que dispõe em seu art. 16, §1º: “Todos os estudantes, inclusive os da primeira fase, terão direito ao trancamento de matrícula do curso e/ou ao cancelamento de disciplinas, de acordo com o cronograma apresentado no Calendário Suplementar Excepcional […]”.