Validação de Disciplinas

A validação de disciplinas é o processo por meio do qual o estudante, que já tenha cursado com aprovação disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior, pode solicitar a sua validação no seu histórico de graduação da UFSC. O procedimento é regulamentado pela Resolução 17/CUn/97 (artigos 97 a 101).

Para solicitar a validação de disciplinas, o aluno deve entregar na Secretaria Acadêmica os seguintes documentos:

  • 1. Cópias e originais dos programas das disciplinas (planos de ensino) da instituição de origem com as quais se pretende validar as disciplinas da UFSC. Os programas  deverão descrever de maneira detalhada o conteúdo programático da disciplina cursada;
  • 2. Cópia e original do Histórico escolar ou certificado, contendo a nota obtido nas referidas disciplinas e a suas respectivas cargas horárias, as quais deverão ser compatíveis com as daquela cuja validação está se solicitando;
  • 3. Formulário de validação, preenchido e assinado, no qual o estudante indicará quais disciplinas da UFSC deseja validar.

Atenção: Todos os documentos emitidos pela outra Instituição de Ensino  deverão conter carimbo e assinatura em todas as páginas  – exceto no caso de documento que contenha assinatura digital, verificável por meio de sistema de autenticação online.

Uma vez que os documentos sejam entregues, será formalizado processo de Validação de Disciplinas, o qual será encaminhado para análise da Coordenação de Curso. Finalizada a análise, o processo será:

  • Deferido: isto é, a validação da disciplina foi aceita e, portanto, será considerada equivalente. A nota – igual àquela obtida na instituição de ensino de origem – será registrada no Histórico de Graduação do aluno.
  • Indeferido: recusa da validação da disciplina em função de carga horária e/ou conteúdo insuficiente.

A Secretaria Acadêmica informará ao estudante por e-mail o resultado do pedido de validação.

Atenção!

Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, os estudantes devem requerer a validação de disciplinas somente por meio digital, via e-mail. Mande mensagem para secretariaacademica.ctj@contato.ufsc.br anexando os documento indicados nos itens 1 e 2, em formato PDF, juntamente com o formulário de validação, do item 3, preenchido e assinado digitalmente. O passo a passo para providenciar a sua assinatura digital você encontra aqui.