Renovação de Matrícula – Veteranos

A matrícula dos veteranos (isto é, dos estudantes que estão matriculados na UFSC há, no mínimo, 1 semestre) é realizada pelo procedimento denominado renovação de matrícula. Diferentemente da matrícula dos calouros aprovados pelo Vestibular e pelo SISU, que é automática, a rematrícula dos veteranos é realizada pelos próprios estudantes.

A renovação de matrícula é composta de 3 etapas, cujas datas para realização estão definidas no Calendário Acadêmico.

Na primeira etapa, o estudante precisa acessar o sistema CAGR no período estipulado pelo Calendário e solicitar as disciplinas e as turmas nas quais deseja se matricular.

Atenção:

As disciplinas que compõem o currículos dos cursos podem ser consultadas no CAGR (ou clicando no link);

Os horários de todas as turmas oferecidas também estão disponíveis no CAGR para consulta, na aba Cadastro de Turmas.

O resultado da primeira etapa poderá ser visualizado no Espelho de Matrícula, disponível no CAGR na data estabelecida pelo Calendário.

Cientes do resultado da primeira etapa, os estudantes podem, se desejarem, realizar a segunda etapa de matrícula, que se destina a alterações na grade de horários obtida na primeira etapa (isto é, destina-se àqueles que desejam excluir/incluir disciplinas e realizar trocas de turma). A segunda etapa também é feita pelo sistema CAGR, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico, e o seu resultado também estará disponível no mesmo sistema, na data estipulada no Calendário.

Por fim, a terceira e última etapa, denominada Ajuste Excepcional de Matrículatambém se destina aos que desejam alterar a sua grade de horários, a partir da ciência do resultado da segunda etapa de matrícula. Ela é realizada na data estipulada pelo Calendário Acadêmico, de acordo com os procedimentos estipulados pela Secretaria Acadêmica, que são amplamente divulgados antes do início da referida etapa de matrícula. O resultado da terceira etapa também está disponível para consulta no CAGR.

Frise-se que distribuição das vagas das turmas entre os alunos obedecerá ao disposto no art. 42 da Resolução nº 17/CUn/97. 

Informações importantes sobre a renovação de matrícula:

– Para ter preferência na distribuição das vagas, é essencial que o aluno escolha turmas do próprio curso. Mas, se não for possível, por coincidência de horários, ou outro motivo, escolha a turma G.

– Os alunos que necessitam cursar disciplinas da primeira fase, como Cálculo I, Física e Geometria Analítica, devem escolher a turma G, pois as vagas das turmas específicas de cada curso estarão reservadas para os calouros. As turmas com final “G”, são comuns a todos os cursos; isso significa que a preferência para as vagas segue a Resolução 017/CUn/97, Art. 42, sem preferência por curso.

Não solicite disciplinas que ainda não cursou os pré-requisitos. Elas podem até aparecer na grade de horários, mas vão sumir após o resultado da segunda etapa.

– Lembre-se: a renovação de matrícula não é processada por ordem de chegada. Portanto, aguarde a publicação das notas para realizar o pedido.

– A regra é que o estudante não pode ficar com menos de 16 créditos em disciplinas do curso que está realizando. O máximo são 28 créditos por semestre. Para exceções, caso o aluno tenha bolsa, é necessário autorização do coordenador por requerimento geral.

– Fique atento aos prazos da renovação de matrícula. O aluno que, passados os períodos de todas as etapas de rematrícula, não fizer a sua rematrícula, terá sua matrícula cancelada por abandono de curso.